Ser um bom representante de vendas envolve muitos detalhes. Então que tal conferir o guia com ‘10 dicas para representantes de vendas: como vender mais’?
Para vender mais e ter mais qualidade, é necessário conhecer o cliente, o produto/serviço, entender a concorrência e prestar atenção em muitos outros fatores importantes. Por isso, nada melhor do que conhecer dicas práticas para aplicar no dia a dia e ter sucesso na carreira de representação de vendas. Vamos lá?1. Antes de tudo: saiba bem sobre o produto ou serviço que você representa
O primeiro passo para ser um bom representante comercial é conhecer aquilo que você vende. Pensando nisso, algumas perguntas são válidas para poder direcionar melhor as vendas:
Ao olhar para o produto/serviço representado, pense no seguinte:
· Como funciona o item oferecido?
· Quais são as vantagens em comprá-lo?
· Tem algum detalhe especial que precisa ser citado?
· Quais são os diferenciais com relação a outros produtos vendidos pela concorrência?
Quando se entende características, detalhes e benefícios, é possível repassar confiança e conquistar ainda mais clientes. Então não poupe explicações e conhecimento para poder vender mais.2. Não esqueça de estudar a empresa que está sendo representada
Além de saber apresentar o produto ou serviço, é essencial conhecer a empresa que você representa.
Faça perguntas importantes, como:
· Quem é ela?
· Qual é a história por trás da organização?
· Como funciona seu posicionamento e participação no mercado?
Fique de olho nas políticas e informações principais, tendo ainda mais impulso para saber como vender mais.3. Entenda as necessidades do cliente
Dependendo de como o usuário interage com o produto, ele pode ter uma reação positiva ou negativa sobre ele – isso é a famosa ‘User Experience’ (experiência do usuário).
Sabendo disso, uma das dicas para representantes de vendas é trabalhar exatamente sobre a necessidade do cliente. O que ele leva em consideração na hora de comprar um produto ou contratar um serviço? Quais são suas principais ambições? Como é o seu posicionamento?
Conhecer o cliente é requisito para implementar ferramentas de negócios para melhorar suas vendas – focando naquilo que é a cara do seu público-alvo!
4. Aperfeiçoe a comunicação para ser um bom representante comercial
A comunicação é tudo no universo das vendas! Afinal: você vai precisar usar argumentos convincentes para fechar negócio – além de falar sobre funcionalidades do produto ou serviço que deseja apresentar.
Pensando nisso, vale a pena ouvir o cliente (para tentar solucionar seu problema), passar uma mensagem clara e transmitir confiança nos pequenos detalhes. Só assim será possível convencê-lo a ponto de finalizar com sucesso uma venda.5. Tenha resiliência para ouvir muitos ‘nãos’
Paciência e persistência são palavras-chave para quem trabalha como representante comercial. Porque nem sempre é uma tarefa fácil fechar uma venda. Dependendo do nicho de atuação, o processo pode ser ainda mais complicado.
Por isso, uma das dicas para representantes de vendas é ter resiliência para seguir em frente mesmo com os desafios.
Às vezes será necessário tentar mais de uma vez para ter sucesso com o ramo desejado. Apesar de muitas pessoas pensarem que é besteira, talvez esse seja um dos principais detalhes de ’10 dicas para representantes de vendas: como vender mais’.6. Crie metas a serem atingidas
Quem trabalha com o ramo já sabe que é comum criar metas para vendas. Então, se você deseja terhttps://www.bitrix24.com.br/uses/aplic…vendas.phpsucesso na carreira com representação de vendas, estabeleça metas a serem cumpridas.
O salário do representante comercial vai depender dos seus esforços pessoais para conquistar cada vez mais clientes e vender mais. Inicie com metas pequenas e vá crescendo à medida que os resultados forem alcançados.7. Fique de olho nos concorrentes
A concorrência nunca esteve tão grande quanto atualmente. E para sobreviver no mercado, você precisa estar pronto para agir mais rápido do que os próprios concorrentes.
Por isso, é crucial saber quem são os seus principais concorrentes e o que eles oferecem. Esteja atento para a maneira com que eles respondem às mudanças do mercado, ficando pronto para agir e se sobressair em meio às instabilidades.8. Programe-se com horários, atendimentos e documentos
O dia a dia de um representante comercial pode ser mais atarefado do que se imagina. Portanto, é preciso manter os horários bem organizados, ter um roteiro de vendas definido e cuidar de toda ahttps://www.bitrix24.com.br/uses/siste…mentos.phpgestão de documentos dos clientes.
Certifique-se de que tudo está em dia semanalmente, evitando comprometer o seu trabalho pela falta de programação.
9. Jamais deixe de lado o pós-venda
Para ter sucesso a longo prazo, o pós-venda é uma etapa que jamais deve ser ignorada. Isso porque ela é importante para fidelizar o cliente, prestar um atendimento de qualidade e construir uma parceria duradoura.
Depois de concluir a venda, é válido mandar uma mensagem para saber se está tudo bem com o produto ou serviço contratado. Pergunte se ele possui alguma dúvida ou se há algo que você possa fazer para ajudá-lo. Em meio a grande concorrência de mercado, detalhes como esses fazem toda a diferença!10. Conte com a ajuda da tecnologia para manter sua rotina organizada
Vender é um processo que por si só já é bem complexo. Você precisa lidar com clientes, com a empresa que representa e com todos os detalhes dos serviços/produtos que tem para vender.
Por isso, utilize ferramentas de vendas para manter a rotina organizada e não esquecer de tudo aquilo com que você precisa se preocupar.
Vários softwares podem ajudar com ahttps://www.bitrix24.com.br/solutions/…retail.phpgestão de representantes comerciais, incluindo:
· CRM;
· Organização de tarefas;
· Gerenciamento de contatos e projetos;
· E até videoconferências com clientes e fornecedores.
Vale a pena testar plataformas bem consolidadas para ver qual se encaixa dentro das suas necessidades.
E o que fazer depois de conferir as ’10 dicas para representantes de vendas: como vender mais’?
Agora é a hora de colocar tudo em prática para atingir suas metas com vendas.